Fique por Dentro
DST AIDS Câncer de mama Câncer de colo do útero Câncer de próstata Tuberculose Hanseniase Hepatite Dengue Planejamento Familiar Pré-natal Aborto Drogas Sexualidade
Aborto

O QUE É O ABORTO?

Aborto é a expulsão prematura do feto, que pode ser espontâneo ou induzido. È espontâneo quando algum problema impede a gravidez de prosseguir. As razões podem ser muitas. O aborto provocado, é quando a mulher apesar de ter engravidado, não quer ter o filho.

O aborto induzido é ilegal - É considerado crime por sacrificar a vida humana. Os defensores da legalização do aborto, no entanto, contestam esses argumentos alegando que eles defendem os direitos do embrião, e da mulher de decidir sobre seu corpo e preservar sua saúde, pois mesmo ilegal, o aborto é praticado clandestinamente por milhões de mulheres.

Nem mesmo quando a mulher é portadora do vírus HIV, lhe é permitido fazer o aborto, tendo em vista que, se a mulher durante a gestação a mulher fizer o tratamento, há grandes possibilidades de o bebê nascer sem o vírus.

Casos em que o aborto é permitido por Lei - O código penal brasileiro só permite a realização de abortos em duas circunstâncias:

  • Quando há riscos de morte para a mulher;
  • Gravidez resultante de estupro.

Mesmo assim, na maioria dos Estados brasileiros, os hospitais só realizam o aborto após a conclusão do inquérito policial, o que às vezes leva muito tempo e inviabiliza o procedimento.

Ainda são poucos os hospitais públicos, que realizam o atendimento aos casos de aborto previstos por Lei.

Alerta sobre o aborto - Uma micro-cirurgia que mal feita ou qualquer outro procedimento que realizado de forma precária e sem as mínimas condições de higiene, podem causar danos para a mulher, podendo resultar em uma esterilidade temporária ou permanente, ou até lavá-la a morte.

Tipos de aborto:

Aborto por curetagem - tem esse nome devido ao instrumento (cureta) que é introduzido no útero para raspar o material que se quer recolher. Exige dilatação artificial do colo do útero e é sempre feita com anestesia geral.

Aborto por sucção - a sucção, método mais utilizado para fazer aborto é feito sob anestesia local ou geral e também exige uma dilatação artificial do útero. O médico introduz um tubo no útero e o liga a uma bomba de sucção que aspira o material fetal. Acredita-se que cause menos danos porque não provoca tantas cólicas como a curetagem.

Números - Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) metade das gestações é indesejada e uma a cada nove mulheres recorre ao aborto. No Brasil, os cálculos mostram que o índice de abortamento é de 31%. Ou seja, ocorrem aproximadamente 1,44 milhão de abortos espontâneos e inseguros com taxa de 3,7 para cada 100 mulheres. A gravidade da situação do abortamento também se reflete no SUS. Só em 2004, 243.988 mulheres foram internadas para fazer curetagem pós-aborto.

De acordo com o estudo realizado pelo Banco Mundial, 210 milhões de mulheres engravidam todos os anos, e destas, 500 mil morrem durante a gravidez ou no parto.

O estudo estima que uma em cada cinco mulheres recorre ao aborto por falta de acesso a métodos contraceptivos e 5,3 milhões sofrem seqüelas temporárias ou permanentes.