A SAVK
Histórico Títulos e Registros Administração
Histórico

A Sociedade de Amigos de Vila Kennedy (SAVK) fundada em maio de 1983 é uma Entidade de Sociedade Civil, filantrópica, sem fins lucrativos (registrado no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas – sob nº 74.229 Livro A24 – 06/07/1983, e desde o ano de 1994 com sede à Av. Alfredo de Albuquerque, 52-A, Vila Kennedy, zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro), com a missão de contribuir para o despertar da consciência critica de mulheres e homens para uma sociedade mais igualitária por meio da promoção da saúde e da educação.

Antes mesmo de tornar-se uma entidade jurídica, nos dedicávamos ao desenvolvimento de atividades de orientação à população local e encaminhamento aos serviços de assistência pública, bem como atividades pontuais de apoio aos Programas Sociais encorajados pelas instâncias governamentais.

A partir de 1986, além das atividades já desenvolvidas, passamos a uma política de ação voltada para a saúde da mulher, do adolescente e da criança de baixa renda em Vila Kennedy e adjacências, tendo em vista o atendimento das necessidades da região, que foram observadas ao longo do trabalho de campo realizado desde a sua fundação.

Com essa política de ação, ao longo desses anos, vimos oferecendo serviços em ginecologia e acompanhamento pré-natal (consulta, exames papanicolau, colposcopia e outros), distribuição de métodos anticoncepcionais, preservativos, formação de agentes multiplicadores de informações (adolescentes, mulheres jovens e adultas), elaboração e distribuição de material informativo/educativo, atividades educativas de prevenção à saúde na própria SAVK e em escolas, igrejas, associações de moradores, em praça pública etc, abordando temas diversos como gravidez na adolescência, uso e abuso de drogas, relações de gênero, saúde dos homens, cidadania, saúde sexual e reprodutiva, DST/HIV/AIDS, câncer ginecológico, acidentes domésticos, saúde e cidadania, violência doméstica, educação sexual e planejamento familiar.

A partir do ano de 2001, passamos a desenvolver também, de forma a ampliar o enfoque dentro da sociedade, ações cuja prioridade está na educação e na cultura. Assim, tivemos sob a nossa responsabilidade, no período de dezembro de 2003 a dezembro de 2006, a administração e a competência técnica de 6 (seis) creches, somando um total de 720 (setecentos e vinte) crianças vinculadas.

Nossa entidade, desde a sua fundação, participa ativamente nas discussões de melhoria da saúde pública na cidade do Rio de Janeiro. Participou como signatária na implantação do Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS), hoje, Sistema Único de Saúde (SUS) e, atualmente, participa como representante nos conselhos Distrital, Municipal e Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Fórum de Tuberculose e Fórum de ONG/AIDS do Rio de Janeiro.

Os inúmeros projetos desenvolvidos na SAVK tiveram o apoio financeiro e técnico de diversas entidades governamentais e não governamentais tais como CN DST/AIDS – Ministério da Saúde, FIA/CIEDS-RJ, Associação Saúde da Família – SP, Programa de DST/AIDS-SMS-RJ, PROAP II / SMAS-RJ, BEMFAM e BRAZIL FOUNDATION. Associado a isso, alguns recursos foram oriundos de contribuições de associados e doação de mantenedores.

Nossa Missão:

Contribuir para o despertar da consciência critica de mulheres e homens para uma sociedade mais igualitária por meio da promoção da saúde e da educação.

Objetivo:

Realizar ações de promoção de saúde e educação voltada para população de baixa renda na comunidade de Vila Kennedy e adjacências.